DIOSCOREACEAE

Dioscorea campestris Griseb.

Como citar:

Daniel Maurenza de Oliveira; Tainan Messina. 2012. Dioscorea campestris (DIOSCOREACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

2.066.298,417 Km2

AOO:

260,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Ocorre na Bolívia, Paraguai, Argentina e no Brasil, em todo território nacional menos em alguns Estados do Centro-Oeste e Norte (Pedralli, 2004; Kirizawa et al., 2010); ocorre em altitudes até 2.300 m (Pedralli, 2004; Couto, 2010).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

<i>D. campestris</i> é uma liana que ocorre tanto em áreas florestais como em formações campestres. No Brasil apresenta distribuição ampla pelos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, além de ocorrer em outros países da América do Sul. A estimativa da EOO foi bastante superior a 20.000 km², colocando a espécie na categoria de "Menos preocupante" (LC).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Dioscorea campestris se assemelha bastante a D. ovata Vell. e D. cinnamomifolia Hook., diferenciando-se destas principalmente por ser totalmente glabra e pela forma do perianto campanulado, com lobos reflexos nas flores estaminadas (Couto, 2010).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado
Fitofisionomia: Campo de altitude, Cerrado (lato sensu), floresta ciliar e floresta montana (Kirizawa et al., 2010).
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane, 2.2 Moist Savana, 3.6 Subtropical/Tropical Moist, 3.7 Subtropical/Tropical High Altitude
Detalhes: Liana perene, que habita áreas florestais e campestres ao longo do leste do Brasil; fértil durante o ano todo (Couto, 2010; Pedralli, 200).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Presente na Lista de espécies da flora ameaçada de extinção do Rio Grande do Sul na categoria "Vulnerável" (VU) (CONSEMA-RS, 2002).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Bioativo
Espécie utilizada para tratamento de coqueluche e asma, na forma de chá (Pedralli, 2004).